notícias

05/09/2019 Treinamento visa melhorar plantio de milho e soja

Uma boa colheita depende de vários fatores, a começar pela semeadura. Pensando na proximidade do plantio de milho e soja, a FAPA, em parceria com a Brevant Sementes, promoveu nesta semana o Treinamento de Plantabilidade. O objetivo do curso foi falar sobre novidades do mercado e lembrar a importância da manutenção do maquinário. Participaram cerca de 90 pessoas entre cooperados e seus colaboradores, além de trainees e agrônomos da Assistência Técnica da Agrária.

Para o bom aproveitamento das instruções, o grupo foi dividido em três turmas. No período da manhã, foram repassados os conteúdos teóricos. À tarde, foi a vez da parte prática, onde foram analisados principalmente os processos de semeadura e adubação. “O plantio é um fator cada dia mais determinante para o custo do produtor. Trabalhar com as doses corretas, priorizando a economia de sementes e adubo, faz com que a meta de dar rentabilidade ao cooperado fique mais fácil de ser atingida”, esclarece Celso Wobeto, pesquisador de milho da FAPA.


Teodoro Luiz Leal, da Brevant Sementes, revela que a ideia da parceria para surgiu através de conversas com cooperados e a equipe da FAPA. “Chegamos à conclusão que era preciso recordar o princípio de um bom plantio, mostrando quais são os pontos para minimizar perdas de campo e ter a produção desejada”, disse.

Para o cooperado Josef Taschelmayer este tipo de capacitação é interessante para que o produtor esteja atento e aplique corretamente o que existe de novo em sua propriedade. “Apesar de trabalhar há muito tempo, vejo que sempre tem coisas novas que simplificam e dinamizam o plantio. É importante saber quais são essas novidades e repassá-las para nossa equipe”, afirma.

As vagas para o Treinamento de Plantabilidade foram limitadas. A Fapa estuda a possibilidade de realizar um novo curso, próximo ao período de plantio das culturas de inverno. 



Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br