notícias

08/05/2019 Integrantes de grupos culturais vivenciam "Uma noite no museu"

Já imaginou andar por um museu à noite, no escuro, somente à luz de lanternas? E para completar a aventura, os manequins nos cenários de época parecem se mover, e vozes do além respondem a perguntas sobre história?

Essa ideia assombrosa, porém divertida, é a proposta do programa “Uma noite no museu”, realizado há anos pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira. Mais uma edição ocorreu nos últimos dias 3 e 4 de maio, com o objetivo de envolver os integrantes do coral infantil e os alunos dos cursos de música e teatro em uma série de atividades culturais no museu de maneira lúdica, a fim de promover a integração entre os grupos e colocá-los em contato com a história e a cultura dos Suábios do Danúbio.

A programação começou às 18h de sexta-feira, com a recepção das crianças no Centro Cultural Mathias Leh, e se estendeu até as 15h de sábado. Entre as atividades estavam o ensaio do musical “Efalante: um novo amigo para o Ursinho Pooh”, realizado em conjunto pelos grupos de música e de teatro, a visita ao museu, e pernoite das crianças no Centro Cultural.

Passeio pelo museu

A atividade mais esperada pelas crianças foi a visita noturna ao museu, na qual elas são guiadas pelo Museu Histórico de Entre Rios na escuridão, apenas com lanternas em mãos, enquanto o guia mostra os objetos e cenários à mostra, e explica sobre história dos Suábios do Danúbio.

Os integrantes do grupo de dança participaram da atividade, vestindo-se com roupas de época e simulando cenas do cotidiano, totalmente imóveis – mudando de posição apenas quando não havia ninguém olhando, surpreendendo as crianças quando elas voltavam a olhar. Em um dos momentos, a voz de Michael Moor, fundador da Cooperativa Agrária, respondia a perguntas feitas pelo guia, para espanto geral dos visitantes.

“Geralmente, os atores vestem-se com trajes típicos suábios. Mas desta vez queríamos justamente nos focar no cotidiano da época de colonização de Entre Rios, por isso usaram roupas do dia a dia daquela época”, explicou o assistente histórico Roberto Essert, que guiou o grupo. “É uma forma divertida e emocionante de envolver as crianças com o museu, e de ensinar sobre a história dos Suábios do Danúbio”.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br