notícias

20/03/2019 Orquestra de Câmara de Guarapuava traz repertório clássico e popular

De compositores clássicos, como Monti, Tchaikovsky e Vivaldi, a consagrados artistas populares, como Tom Jobim e Astor Piazzolla. Assim será o repertório do concerto da Orquestra de Câmara de Guarapuava, que será realizado neste sábado, 23 de março, no Centro Cultural Mathias Leh, a partir das 19h30, sob a regência do maestro Oriel Bezerra da Silva.

O concerto se dividirá em duas partes. A primeira se inicia com a obra “Csárdás”, do compositor italiano Vittorio Monti, baseada na tradicional dança húngara csárdás. A apresentação conta com arranjo musical do maestro Oriel, e violino solo de Gustavo Neves.

Em seguida serão performadas duas peças de Pyotr Ilyich Tchaikovsky: a “Valsa das Flores” do balé “O Quebra-Nozes”, e a “Valsa das Guirlandas” do balé “A Bela Adormecida”.

O que se segue é “A Segunda Valsa”, opus 99, trilha sonora do filme soviético “The First Echelon” (1956), composta por Dmitri Shostakovich.

Na sequência, a noite será alegrada com o concerto para violino em sol menor RV 317, do italiano Antonio Vivaldi.

E para encerrar a primeira parte, a orquestra traz a peça “Libertango”, célebre obra que introduziu o movimento do “nuevo tango” em 1974, composta pelo argentino Astor Piazzolla em Milão.

A segunda parte será composta essencialmente por repertório popular, com três obras em estilo bossa nova do brasileiro Tom Jobim: as canções “Wave”, “Corcovado” e “Chega de Saudade”.

Por fim, a orquestra fecha a noite com a valsa “Ondas do Danúbio”, do compositor romeno, de origem sérvia, Iosif Ivanovici.

Sobre a orquestra

A Orquestra de Câmara de Guarapuava é uma iniciativa do projeto Amusca (Projeto de Acolhimento Musical para Crianças e Adolescentes) em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava. Atualmente, conta com 25 participantes ativos e mais de 30 alunos aprendizes.

O objetivo é proporcionar aulas gratuitas de música – tanto para a comunidade em geral, quanto para as crianças e adolescentes acolhidos – apresentando-os à música erudita e popular, incentivando a cultura e o desenvolvimento social de crianças, jovens e adultos.


Concerto da Orquestra de Câmara de Guarapuava

Dia 23 de março, às 19h30

Centro Cultural Mathias Leh

Entrada: gratuita


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br