notícias

28/02/2019 Dia de Campo de Verão 2019 se encerra com 1.100 visitantes

O céu se abriu e o tempo colaborou para que o último dia de programação do Dia de Campo de Verão 2019 fosse agradável e proveitoso para os 1.100 visitantes que passaram pelo evento. Participaram cooperados da Agrária, colaboradores da Cooperativa e da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), produtores rurais, agrônomos, estudantes, pesquisadores e outros profissionais ligados ao agronegócio, vindos de diversas cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Pará, bem como da Argentina.

A programação incluiu as visitas aos estandes das empresas expositoras, as palestras de convidados, que abordaram tópicos relevantes para o agronegócio, e as palestras simultâneas dos pesquisadores da FAPA e de instituições parceiras, que trataram dos resultados de pesquisa mais recentes relacionadas às culturas de soja, milho e feijão.

Palestras de convidados

A primeira aula de palestrante convidado se intitulou “Valorização da agricultura”, e foi ministrada na quarta-feira (27) pelo diretor do IPNI (International Plant Nutrition Institute), Luís Ignácio Prochnow. A segunda, desta quinta-feira (28), foi a palestra “Fundamentos e Expectativas de preços – soja e milho” com Étore Baroni, consultor da INTL FCStone.

Palestras simultâneas

Os visitantes puderam assistir a cinco palestras relacionadas a pesquisas da FAPA e de instituições de pesquisa parceiras. Como houve um total de cinco rodadas de palestras, era possível assistir a todas durante os dois dias de evento.

Os temas foram bastante variados: o pesquisador Celso Wobeto (FAPA) falou de “Escolha do híbrido de milho: o que devemos considerar?”. Alfred Stoetzer, Cristiane Gardiano e Heraldo Feksa (FAPA) trouxeram a palestra “Manejo de pragas e doenças em soja”. Paulo Alba (FAPA) e Paulo Arbex (UNESP) apresentaram o tema “Inovação Aplicada e plantabilidade”. Os pesquisadores Sandra Fontoura e Vitor Spader (FAPA) ministraram a aula “Maximização do rendimento de grãos em cultivares de soja pelo ajuste fitotécnico e fertilidade do solo”. E Eduardo Pagliosa, Noemir Antoniazzi (FAPA) e Marcos Aurélio Marangon (Embrapa) trouxeram a palestra “Manejo da cultura do feijoeiro”.

Expositores

O Dia de Campo de Verão 2019 contou com 30 expositores de produtos e serviços voltados ao agronegócio.

Informações

Este ano, o Dia de Campo de Verão contou com o patrocínio de Pioneer (Diamante), Oro Agri (Ouro), Ihara e Sindicato Rural de Guarapuava (Bronze).

O evento, realizado anualmente pela Cooperativa Agrária e pela FAPA, é sempre gratuito e aberto ao público. Mais informações no site www.diadecampodeverao.com.br.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br